Produção de veículos sobe 27% no acumulado do ano



De acordo com o balanço mais recente da Anfavea,  (associação das montadoras), a produção de automóveis no Brasil apresentou crescimento de 27% de janeiro a setembro de 2017, com 1,99 milhão de unidades, contra 1,57 milhão registrado em igual período no ano passado.

Considerando apenas os dados relativos a setembro deste ano, a produção foi de 236,9 mil veículos, uma alta de 39,1% comparando com setembro de 2016, quando o total foi de 170,3 mil unidades. No entanto, ante o desempenho de agosto deste ano, quando a produção foi de 260,9 mil, a queda foi de 9,2%. Vale ressaltar que agosto teve três dias úteis a mais na comparação com o mês passado.

A recuperação gradual da produção de automóveis no país está diretamente vinculada à expansão das exportações, com alta de 52,2% em setembro na comparação com o mesmo mês em 2016 - foram enviadas para outros mercados 60,1 mil unidades no mês que passou, ante 39,5 mil.

Apesar da queda de 10,1% nas vendas externas em setembro comparando com agosto, quando foram exportados 66,8 mil veículos, no acumulado do ano a alta é de 55,7%, somando 566,3 mil unidades de janeiro a setembro, ante igual período no ano passado, com 363,7 mil.

Para Rogelio Golfarb, primeiro vice-presidente da Anfavea, o balanço aponta uma recuperação do setor automotivo, embora ainda não haja condições de mensurar o grau dessa retomada. "o mês de setembro reforça nossa visão que o período de contração acabou e entramos em tempos de recuperação. Porém, é necessário cautela quanto à magnitude deste crescimento", avalia.


Notícias e Dicas Automotivas, Você Encontra Aqui, no Blog da Zone Car!

Blog - Zone Car Auto Parts - Auto Peças Online. Tecnologia do Blogger.