Qual o Perigo se a Correia Dentada Quebrar?

A Correia Dentada tem como principal função ligar o eixo-comando de válvulas ao virabrequim do motor, sincronizando-os, fazendo com que as válvulas de admissão e de escapamento se abram e fechem no momento exato. Se ela arrebentar, acontecerá um choque direto e desordenado entre seus componentes internos, podendo causar sérios danos ao motor e grande prejuízo ao dono do veículo. Recomenda-se sua troca entre 40 e 60 mil quilômetros e que se faça inspeção a cada 10 mil quilômetros rodados ou seis em seis meses, principalmente se você trafega em regiões empoeiradas e sem pavimentação.

Não é possível antecipar um eventual rompimento, por isso, a atenção com sua manutenção deve ser redobrada. Quando a Correia Dentada se quebra, as consequências são bastante sérias, em alguns casos pode ocorrer atropelamento de válvula, podendo atingir até o próprio comando de válvulas, tuchos e o cilindro do motor.


Os prejuízos decorrentes do rompimento da correia dentada são consideravelmente altos, variando de R$ 1.500,00 a R$ 4.000,00, dependendo de quantas válvulas tenha o motor e qual o modelo do carro.





Desta forma, veículos com 16, 20 ou 24 válvulas demandam atenção redobrada à manutenção da correia dentada, já que seus comandos são mais pesados. Caso seja necessário trocar a correia, deve-se trocar também o esticador (Tensor), componente responsável por manter a tensão da correia dentada. Se houver a troca da correia sem a reposição de um novo esticador, a vida útil da nova peça será reduzida.

Um sinal de que ela precisa ser trocada é um ruído agudo e intermitente (assobio) quando o carro está em ponto morto. É aconselhado levar seu carro imediatamente ao mecânico, pois já passou da hora da troca, e quanto mais adiar a ida ao mecânico, mais chances terá de quebrar uma correia em movimento. É recomendado que na aquisição de veículo usado, seja providenciada a troca da correia por precaução, se não tiver certeza de que a peça foi trocada ou está em bom estado.


Alguns veículos não possuem correia dentada, mas possuem corrente de comando que executa a mesma função. É parecida com uma corrente de moto, porém mais parruda e de maior durabilidade e que não demanda manutenção constante.

Para o veículo, nenhuma peça é importante isoladamente, mas sim no conjunto delas como um todo. Para se ter um bom funcionamento é necessário uma manutenção preventiva. Por isso, se Precisar de Peças nos Envie um Orçamento: Zone Car Auto Peças

Notícias e Dicas Automotivas, Você Encontra Aqui, no Blog da Zone Car!
Blog - Zone Car Auto Parts - Auto Peças Online. Tecnologia do Blogger.